Rui Rego's 1502

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BMW 1502 de 1976 do Rui Rego, adquirido em 2 de Abril de 2008

Trata-se de um BMW 1502 de 2 de Junho de 1976, sendo o 1502 nº 333 dos cerca de 1068 montados em Portugal pela empresa Batista e Russo. A viatura necessita de algum restauro mas está completo, o tablier está impecável, tem rádio original da época, e os respectivos manuais em estado imaculado, teve um único dono, foi sempre carro de garagem e nos 4 últimos anos foi posto fora de "casa".Numa fase inicial pretendo coloca-lo todo funcional, fazer a IPO, e dar os primeiros cuidados a nível de chapa para que aguente mais uns tempos antes de efectuar o profundo restauro.

 

Algumas surpresas que vinham no carro...

Manuais em estado imaculado.

 

Os primeiros trabalhos...

Comecei a despolir o carro para lhe dar uma pintura geral..

 

Os amortecedores e as molas de trás, retirei-os e dei uma nova pintura, curiosamente os amortecedores são da marca Gabriel muito conhecidos nos States.

 

A cava de roda de trás esquerda após a sua profunda limpeza, apliquei-lhe primário e anti-gravilha, o braço de suspensão também o retirei e dei-lhe uma nova pintura, os travões também foram revistos.

 

A cava da roda da frente esquerda também levou o mesmo tratamento.

 

Capot , lateral esquerda , tampa da mala , traseira e tejadilho já com primário aplicado.

 

Conjunto da suspensão dianteira esquerda depois de pintadas.

 

Bomba da frente esquerda, depois de reparada e pintada.

 

Rotula inferior de suspensão depois de substituído o guarda-pó e ter levado uma pintura.

 

Cavas de roda frente e trás direita depois de reparadas, já com primário e anti-gravilha.

 

O conjunto traseiro direito também levou o seu tratamento e já está montado no seu lugar.

 

A lateral direita também já está pronta e com primário aplicado, o guarda-lamas não foi preciso retirar pois foi substituído pelo seu anterior dono e toda aquela zona estava boa.

 

A embaladeira direita era a que necessitava de mais cuidados, já apresentava pontos de corrosão com perfuração, como a zona afectava era pouca resolvi moldar chapa e substituir uma pequena parte da embaladeira, agora já está como nova, com o respectivo primário e o anti-gravilha, pronta a pintar.

 

A coque do motor já pronta a receber tinta, deu imenso trabalho a lixar, muitos discos de nylon, também tive de remendar um ponto onde a chapa estava já corroída, tive de improvisar um jacto de areia para chegar a alguns pontos mais complicados. Depois disto tudo foi dar primário que depois de seco levou o anti gravilha, há pontos na frente do carro que estão salpicados com anti gravilha, mas que serão limpos antes de levar tinta. 

 

Já lhe apliquei a tinta, só falta aplicar o verniz. Após estar seco é montar a mecânica à frente e carrega-lo no atrelado rumo à estufa de pintura.

 

O interior da bagageira também já tem tinta, aguarda o verniz.

 

O charriot da frente já com todos os órgãos montados depois de levar uma pintura nova. A Cx de direcção foi toda revista, afinada e com óleo novo. Tudo pronto a ir para o sitio.

 

Protecções dos discos, cubos de rodas pintados e discos rectificados. Com um engenho de bancada adaptei uma fresa para rectificar os discos no sitio, e corrigi o empeno dos discos, após 32 anos de serviço já estavam com um empeno considerável. A superfície de contacto das pastilhas ficou a 100%. Quando montar os travões maiores no 2002, a travagem dele é transplantada para o 1502.

 

O conjunto de suspensão dianteira toda operacional, substitui o batente interior do amortecedor e o fole do mesmo, não é o original dos '02, mas é original BMW, as dimensões do batente são as mesmas, o fole assenta lá que nem uma luva oferecendo mais protecção ao amortecedor que a cobertura original dos '02.

 

Um monte de resguardos inferiores do tablier limpos, na altura de montar aplico um produto que ofereça protecção e brilho aos mesmos.

 

Quando estive a lixar a cx do filtro de ar, reparei que era feitas em Braga, pela Empresa "Sarotos Metalúrgicas Lda" Que ainda hoje existe. Alguém conhece?

 

Já com verniz aplicado e o Vin bem visível com verniz em cima para não ser alvo de ferrugem jacking.

 

Mais umas peças pintada, depois de levar a primeira secagem numa estufa improvisada, agora ficam a apanhar o sol para a secagem final.

 

Retirei a cabeça para verificar o seu estado, parece-me que já havia sido mexida não há muito tempo, mas como o motor ficou parado uns anos os orifícios da cabeça ficaram tapados, com uma junta nova e um tratamento na cabeça resolve o caso e fica pronto para as curvas.

 

A cabeça já foi para reparar, e já adquiri algum material para proceder depois à sua montagem, o bloco por sua vez já foi todo lavado incluindo os canais de passagem de água que apresentava alguma sujidade.

 

O seu exterior foi todo lixado e desengordurado levando de seguida um primário, que após seco levou uma pintura com tinta de alta temperatura. A base de aperto do motor de arranque não levou tratamento para não haver falta de massa para o mesmo. O nº de motor foi envernizado para se manter sempre bem visível.

 

Para exteriores e interiores também chegou algum material, que aguardam a melhor altura para a sua montagem.

 

O conjunto dos pedais e as restantes peças do suporte do servo-freio já estão pintadas e prontas a ir para o sitio.

 

O colector de escape já levou uma pintura com tinta de alta-temperatura.

 

Os trabalhos já recomeçaram, já montei o charriot dianteiro, amortecedores completos, protecções de discos e discos de travão.

 

Já comecei a montar e a reparar a instalação eléctrica para posteriormente receber os seus componentes.

 

As duas ferramentas fundamentais para desmontar e montar a arvore de cames e montar as molas de válvulas nas cabeças dos '02, dá para todos os motores M10. A primeira é uma ferramenta oficial BMW , a segunda é meio oficial meio artesanal, mas desta forma fica fixa na bancada sendo o processo de montagem das molas mais segura.

 

O motor a caminho do seu berço, e depois do mesmo já se ter alojado. Com uma grua o trabalho é bastante facilitado, 15 minutos bastaram para o coração ser alojado.

 

A embraiagem está nova, não apresenta desgaste nenhum e é original.

 

A junta de cabeça nova e a velha, a junta aparentava ser nova, mas a manutenção incorrecta do sistema de refrigeração originou a obstrução dos canais de passagem de água. A Cabeça foi reparada e rebaixada para retirar todo o alumínio que apresentava pouca saúde. A cabeça levou todo o kit de reparação da praxe, rodar válvulas, vedantes de válvulas, juntas diversas, etc. Quando foi montada levou o essencial jogo de pernos novos para o serviço ficar completo.

 

Uma pequena amostra, do estado que estava o sistema de refrigeração, é assim que fica quando se coloca só agua no radiador, a agua corrói todo o alumínio enfraquecendo-o e depois parte-se. É essencial respeitar-se a correcta diluição do liquido de radiador para o clima em que o motor funciona.

 

A bomba de travagem, já reparada e pintada, pronta a ir para o seu local de trabalho.

 

A bomba já foi montada e depois de todo o circuito estar estanque, é só levar óleo e sangrar, purgar todo o sistema, incluindo a embraiagem.

 

Um monte de peças para limpar, lavar e algumas para recondicionar.

 

O macaco já foi todo limpo e aguarda uma pintura.

 

As grelhas laterais e o rim central, já foram reparadas as pequenas anomalias e as grelhas laterais aguardam uma pintura. As tampas dos faróis também já foram limpas e aguardam a sua montagem.

 

A bóia de combustível e o deposito de agua do lava vidros, já foram lavados, a bóia falta montar um novo O'ring de vedação e o deposito falta pintar a bomba.

 

Diversas peças do carro que também já receberam a sua limpeza e aguardam o seu retorno à viatura.

 

O bocal de enchimento vai ser substituído porque a borracha está danificada.

 

As buzinas a ar, era um acessório da época que muita gente aplicava, só falta a pintura.

 

A chapa de identificação e a de informações já foram devidamente limpas.

 

O tubo do servo-freio foi substituído.

 

O macaco original já foi dado o primário, falta a tinta.

 

Os últimos retoques para ir para a pintura.

 

Dois cartuchos que adquiri com musica da época.

 

Mais algum material novo necessário a montagem do 1502:

  • Borrachas protecção dos suportes do para choques frente

  • Autocolante com a cor do carro

  • Símbolo da bagageira

  • Borracha de enchimento do deposito de gasolina

  • Feltros e raspadores das calhas dos vidros das portas

  • Borracha de enchimento cromada para as borrachas dos vidros frente e trás

  • Borrachas das janelas laterais.

 

Depois da pintura, este é o aspecto final.

 

Comecei por montar o deposito de gasolina e o respectivo bocal de enchimento. O tampão de gasolina também já esta montado. A instalação eléctrica foi revista e reparada. Curiosamente a instalação eléctrica era feita por uma Empresa no Seixal que é a Indelma, parece que ainda hoje existe embora aparenta algumas dificuldades.

 

Os símbolos já foram colocados na traseira.

 

Os farolins já estão montados e a frente já montei os faróis e as grelhas.

 

Mais umas pecinhas pintadas, as palas do sol lavadas, o quadro de instrumentos foi todo desmontado e limpo e os cintos de segurança foram lavados.

 

Antes e depois...

 

A alcatifa da parte de trás já foi recolocada, depois de uma boa lavagem.

 

Na frente já coloquei a parte da frente da alcatifa, também depois de uma boa lavagem.

 

O rádio foi desmontado e todo limpinho.

 

Já com a consola central montada.

 

O volante estava bastante estragado, apresentando várias estaladelas, numa experiência tentei a sua reparação e embora feito um pouco a pressa o resultado foi satisfatório e ficou com melhor aspecto. 

 

Resultado final.

 

Alguns pormenores do motor, já com bomba de agua nova e alternador revisto.

 

Os frisos das portas já com os feltros e raspadores novos.

 

Banco traseiro, e forras de porta já colocadas.

 

O seu aspecto geral.

 

Os braços das escovas e a barra central depois de pintadas, a barra central foi toda revista e foram substituídos todos os guarda-pós.

 

As jantes antes e depois da pintura.

 

O primeiro teste de estrada, quem fez as honras ao primeiro ensaio foi a minha esposa, e agradou-lhe a sua leveza e facilidade de condução, ao invés do 2002 que é endiabrado. Como vai o seu clássicos destinado à sua condução, ela confidenciou-me que prefere a frente sem para choques, tipo tubarão.

 

Já chegou a cabo de travão de mão e as borrachas para as portas, mais trabalho.

 

Agora com o cabo de travão de mão montado, as borrachas das portas já montadas, levou uma banhoca e foi à IPO , e saiu de lá com a folha verde, agora vou terminando os detalhes que faltam, o seguro está a ser tratado para ficar apto para o próximo encontro do ACCA e do Portal dos clássicos em Faro.

 

Fiz 2 tampas novas para o fundo da bagageira e depois foi forrado com tecido apropriado.

 

   

Resultado final.

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