Alpina

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O fundador da Alpina foi Burkhard Bovensiepen, nascido em 1936 e que ainda se encontra na frente da empresa. Tudo começou quando Burkhard comprou um Fiat 1500 usado. No entanto não ficou satisfeito com as performances do carro e levou o carro a um amigo para lhe fazer uma afinação e certificar-se que estava tudo a funcionar bem. Juntos decidiram instalar um carburador Weber, uma árvore de cames mais agressiva e um sistema de escape de fluxo livre. Estas alterações fizeram subir a potência de uns parcos 67 CV para uns muito mais excitantes 75 CV. No entanto, pouco tempo depois o Fiat 1500 começou a dar sinais de não aguentar a potência extra, e o fumo azul era uma constante.

 Desapontado com os resultados obtidos Burkhard virou-se para a BMW, marca em que sempre se interessou. Em 1963 foi lançado o BMW 1800, mais potente que o BMW 1500 e que deixou muitos clientes desapontados por terem comprado a versão mais fraca. Burkhard aproveitou esta oportunidade para tornar o BMW 1500 mais forte. Tinha um motor com 4 cilindros, com um desenho quase perfeito das quatro condutas de admissão e apenas  um pequeno carburador. Com alguns melhoramentos no sistema de admissão surgiu o primeiro Kit Alpina com um custo de 980 Marcos (DM) incluindo a instalação, e que equiparou as performances do BMW 1500 às do 1800. A própria BMW testou o Kit Alpina e chegou à conclusão que era um kit de alto nível técnico e fiabilidade, o que levou ao apoio oficial da marca a este preparador. Tal apoio foi determinante para o sucesso da Alpina que assim conseguiu ver os seus Kits aprovados e recomendados, sem que o cliente perdesse a garantia de fábrica do seu BMW.

Mas nem tudo aconteceu assim tão depressa, e no início a Alpina não foi muito bem recebida pela imprensa, que chegou mesmo a acusar o preparador de efectuar alterações perigosas para a longevidade dos motores. Então Burkhard pediu aos principais “media” para testarem os seus produtos em vez de fazerem críticas infundadas e que visavam principalmente o conceito de Tunning em geral. Os testes demonstraram mais uma vez que o BMW 1500 Alpina apresentava as mesmas prestações do seu irmão 1800 normal, sem que a sua resistência ou fiabilidade fosse minimamente afectada, e a Alpina passou a ser encarada com mais respeito nos meios automobilísticos.

Outro aspecto que contribuiu para o sucesso deste preparador foi a alta qualidade das suas alterações que mais pareciam ser efectuadas pela própria BMW, o que surpreendeu os dirigentes da marca. Quando foi lançado o 1800ti, vários componentes utilizados foram inspirados nas preparações da Alpina.

Assim começou uma estreita colaboração que se mantêm até hoje, com o sucesso que se conhece e que se estende a todas as áreas do Tunning Auto, desde motor à carroçaria e suspensão e também o aspecto exterior. São poucos os modelos da BMW que não tiveram uma versão preparada pela Alpina, e o respeito Mundial que este preparador conquistou é difícil de igualar. Não sendo um preparador conhecido pelos seus projectos radicais ou exuberantes, tem por outro lado algumas qualidades vitais no que diz respeito à fiabilidade e qualidade que fazem da Alpina um dos preparadores de sonho dos amantes do Tunning.

 

Algumas informações sobre a Alpina:

  • A fábrica da Alpina fica localizada em Buchloe, Bayern, Alemanha.
  • A Alpina tornou-se construtor oficial na Alemanha em 1983.
  • A sua produção ronda uma média de 700 carros por ano.
  • As cores oficiais da marca são o verde e o azul.

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Ultima Actualização: domingo, 26 novembro 2017 10:24:29 -0000.