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Clube Automóvel do Algarve

Breve Apresentação

Ainda sob a designação de RALLY CLUBE DE LOULÉ, nome que não viria a ser autorizado pelo RNPC, é organizado no ano de 1985 o 1º Raid ao Concelho de Loulé (Passeio T.T.) e em 28 de Julho desse ano a RAMPA DE VALE TELHEIRO.

Em 31 de Outubro de 1985 foi oficialmente criado, por escritura pública, o CLUBE AUTOMÓVEL DE LOULÉ. Preenchia-se assim um vazio sentido no Algarve, onde apenas, uma vez por ano, o Rallye do Algarve preenchia a animação desportiva no mundo do desporto automóvel, então organizado pelo Racal Clube de Silves.

Em 1986, em pleno "boom" do Todo o Terreno em Portugal, o Clube Automóvel de Loulé organiza um passeio entre Sagres e Alcoutim/Vila Real de Stº António, que deixaria marcas nos muitos participantes que disseram sim à proposta do C.A.L.. Por força da regulamentação, o TRANSALGARVE, como era denominado o Passeio, passou para competição. Prova inaugural dos Campeonatos, tem o seu lugar "cativo" no calendário desportivo nacional, constituindo um importante cartaz promocional do Algarve.

No dia 11 de Agosto de 1986, o Clube Automóvel de Loulé conquistou o título de "Organizador de Provas Desportivas de Automobilismo", sendo admitido como membro filiado do Automóvel Club de Portugal, à altura Autoridade Desportiva Nacional, com o Nº74.

O ano de 1987 marca assim o início da actividade desportiva federada do C.A.L., desta feita com a organização do 1º Autocross do Algarve. É construída a Pista Permanente da Lagoa de Momprolé, tendo aí sido disputadas provas dessa modalidade até 1992, sempre pontuáveis para o Campeonato Nacional de Autocross.

Em 1993 o Automóvel Clube de Portugal convidou o Clube Automóvel de Loulé para organizar o Rallye do Algarve, em virtude do desinteresse do Ra-cal Clube de Silves, na sua organização. Por força da não organização desta prova em 1992, o mesmo deixou de pontuar para o Campeonato. Trazer o Rallye do Algarve de novo ao Campeonato Nacional foi um dos os objectivos do C.A.L. na época.

A partir de 1994 o Clube Automóvel de Loulé entrou igualmente no mundo das duas rodas. O TRANSALGARVE passou a contar para o Campeo-nato Nacional de TT. Em 1996 o Clube passou a organizar provas de Supercross para o respectivo Campeonato Nacional.

Em 1996 reeditámos a organização do Passeio para o Todo o Terreno no Algarve, para comemorarmos o 10º aniversário do TRANSALGARVE. Em plena época de apogeu do todo o terreno turístico, o Clube lançou aos muitos adeptos do 4X4 um outro desafio denominado "Rota dos Mouros", realizado durante três anos em Espanha e posteriormente em Marrocos.

Por sugestão de vários responsáveis políticos, autarcas e empresários da Região, considerando a abrangência das organizações do Clube e por aprovação dos seus associados, através da sua Assembleia Geral, em 12 de Novembro de 1996 o Clube passou a denominar-se CLUBE AUTOMÓVEL DO ALGARVE.

Em finais de 1997, com o objectivo de terminar com a insegurança que significavam as provas piratas, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting convidou o Clube Automóvel do Algarve a organizar um Troféu Regional de Ralis no sul do país. Aceitámos o desafio e, na temporada de 98, pusemos de pé as seis provas que compunham o Troféu Regional de Ralis do Sul.

Desde então este Troféu tornou-se uma referencia nos ralis nacionais, sendo considerado unanimemente o melhor campeonato regional do país, conferindo uma importante dinâmica ao desporto automóvel na zona sul e proporcionando condições para que os pilotos da região possam competir em segurança, a baixos custos e ganhar experiência para um possível salto para o Campeonato Nacional de Ralis.

Alcançada que estava mais uma meta, não baixámos armas. Antes pelo contrário. Em 1999 candidatámos a Baja Optiroc / Serra de Monchique ao Campeonato Nacional de Todo o Terreno, para automóveis e motos. Ainda que sem a ajuda do S. Pedro, a edição experimental da prova correu extremamente bem, sendo integrada nos campeonatos nacionais de TT na temporada seguinte, onde se mantém.

Desde aí, o Clube Automóvel do Algarve assistiu à consolidação e reconhecimento público da sua capacidade organizativa, tendo sob a sua alçada uma dezena de eventos, que ano após ano levam a imagem do Algarve aos quatro cantos de Portugal.

Em finais de 2004, o CAA alcançou um dos seus maiores objectivos: a construção de uma nova sede social na Zona Industrial de Loulé. Trata-se de um edifício construído de raiz, que proporciona assim excelentes condições, quer para o trabalho de preparação dos eventos, quer para o acolhimento das quase três centenas de associados do maior clube de automobilismo a sul do País.

(in Clube Automóvel do Algarve.pt)


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